Translate

Papo de Mãe: Como evitar Anemia

Olá corujas de plantão, tudo bem?

Ontem uma mãe na escolinha do João estava se queixando que a filha está com anemia e ela não entende porque, afinal a filha come bem e para garantir isso todos os dias após as principais refeições ela dá como recompensa (por ter comido tudo) um "Danoninho" para a menina. Portanto todos os dias sua filha almoça e janta direitinho para receber seu "prêmio" e como pode ter anemia mesmo assim? Ela tava indignada .. rs

Até ai tudo bem, a recompensa faz parte de muitas relações entre pais e filhos. Mas o que parece "uma besteira" na verdade é um grande perigo para o desenvolvimento da criança. E escutando minha amiga desabafar pensei em quantas mães não sabem e fazem a mesma coisa, pensando que estão fazendo o melhor.

O erro da Ana (minha amiga) é oferecer um laticínio após as principais refeições da sua filha. Os laticínios são ricos em cálcio e o almoço e jantar são as principais fontes de ferro do dia, pois geralmente tem feijão, carnes, folhas escuras, etc. 
O cálcio compete com ferro na absorção no organismo. Provocando a longo prazo um quadro de anemia mesmo quando a criança se alimenta bem.
Em contra partida se a criança ingere vitamina C após o consumo de ferro, tem maior absorção deste mineral evitando a anemia. 

Portanto oferecer um suco ou fruta cítrica após as refeições pode evitar que seu AMOR MAIOR fique anêmico. {fácil né} (isso vale para adultos também)

Se você que está lendo for tão crítico quanto eu, vai querer saber referências bibliográficas de onde eu retirei todas essas informações. Bem, elas estão em algum livro da faculdade guardado no meu armário (estudei, aprendi e aplico no meu dia a dia). Mas para tirar a dúvida consulte o pediatra do seu filho ou um nutricionista.
E até conseguir uma consulta suspenda os laticínios após as principais refeições, vai por  mim! ;) 

Nos lanches, os derivados do leite são muito bem vindos, heiiin! Não esqueça !

E é isso ... Espero que vocês tenham gostado deste "papo de mãe" !

AaaH ! E eu falei tudo isso pra Ana, tá? .. Rs





Beijinhos !

Curta a fan page do V&T no FACEBOOK.



0 comentários:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda (o) ! Deixe um comentário, sua opinião é muito importante pra mim! Beijo, Pry.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Artigos