Translate

Livro da Vez: O Holocausto Brasileiro

Olá Amores, tudo bem?

Comigo está tudo ótimo !!

E como vocês sabem sou apaixonada  pela leitura, amo ler e sempre estou lendo algum livro, termino um e já começo outro em seguida.
O meu livro da vez é O Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex. O livro fala das muitas vidas que terminaram quando pessoas eram internadas (muitas vezes por motivos banais, como timidez) no Manicômio Colônia, aqui em Barbacena, vindos de todos os cantos do Brasil. 

A princípio a primeira reação que o livro me causou foi de revolta, porque a grande maioria dos Barbacenenses (vizinhos dos "loucos") não faz a menor ideia do que acontecia dentro dos muros do Colônia, e foram DÉCADAS de torturas e descaso (dormiam no chão, não tinham o que comer, bebiam água de esgoto e tantas outras coisas).

O pior é saber que muitos manicômios ainda agem da mesma maneira com seus internos. E tudo fica por debaixo dos panos. O jeito é denunciar, no caso do Colônia, as denúncias foram feitas por anos e anos, até uma atitude do governo de mudar as coisas. 

Há sobreviventes desse Holocausto, que vivem aqui em Barbacena tentando esquecer essa tragédia, no livro tem algumas dessas histórias que "terminaram bem".

A autora Daniela Arbex é uma jornalista super conceituada e premiada no Brasil e exterior, que fez de uma tragédia um livro de leitura fácil para informar todo tipo de leitor. A Daniela é também super atenciosa e recebeu a todos com muito bom humor e tranquilidade na noite de autógrafo, lá no Colônia, onde hoje funciona um museu que conta com peças e documentos, um pouco dessa história.
Me desculpem mas não tinha como fazer um post menor, o que posso dizer é que leiam O Holocausto Brasileiro por que além de ser uma boa leitura é a oportunidade de conhecer uma parte da história, que não se conta na escola.



Foto linda da Tatty Pires.



Quem conhece e gosta do trabalho da Daniela??  


Beijinhos !


2 comentários:

  1. Eu não gosto tanto de ler como vc Pry, mas esse livro é tão bom que li tudo em um dia.
    A gente fica bem revoltada mesmo, porque essas coisas a gente nunca escutou.
    Parabéns a Daniela por esse belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ela está de parabéns mesmo!! Eu lembro que quando era criança eu tinha até medo deles, olha que absurdo!!! Acho que os próprios adultos tinham medo por não saber da verdade!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda (o) ! Deixe um comentário, sua opinião é muito importante pra mim! Beijo, Pry.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Artigos