18
Out
2015

10 Dicas para fazer toda criança comer saudável

Olá pessoal, o vídeo e post de hoje são especiais para os pais de plantão. Eu vejo muitas crianças comendo besteira o tempo todo sem o minimo de limite e sempre virando o rosto para coisas saudáveis. Também vejo os pais desesperados porque não sabem o que fazer para mudar os hábitos alimentares de seus filhos.

Por isso enumerei 10 dicas para fazer toda criança comer saudável, seja ela bebezinha ou já na segunda infância. Muitas dessas dicas eu aprendi com a minha mãe e outras eu adquiri na minha adolescência quando senti vontade de me alimentar ainda melhor.

Para que essas dicas funcionem bem seria bom você começar a praticá-las com seu filho logo nos primeiros meses de vida. Mas se isso não for possível e você já tem uma criança maior e que já tem maus hábitos, poderá vivenciar a maior parte delas. Mas lembre-se, nesse caso você terá que ter um pouco mais de paciência e persistência.

Todas as dicas estão mais explicadinhas no vídeo seguidas de algumas experiências que vivi com o Joãozinho, por isso é bom que além de ler o post, você também assista ao vídeo.

10 dicas para fazer toda criança comer bem

Vamos começar.

Dica 1: Converse com o seu parceiro(a) sobre a alimentação que vocês desejam que a criança tenha. Coloque regras nessa alimentação e os dois juntos colaborem para que tudo funcione como o combinado.

Dica 2:  Incentive o consumo de alimentos naturais desde os primeiros meses de vida (assim que começar com a alimentação complementar).

Dica 3: Converse e explique a importância de comer coisas saudáveis para seu filho mesmo quando ele é bebezinho e ainda não pode te responder. Use a abordagem de acordo com a idade da criança.

Dica 4; Seja o exemplo. Coma as frutas, saladas e ensopadinhos de vegetais junto com seu filho comentando o quanto estão gostosos.

Dica 5: Não tenha besteiras em casa, como pizza, biscoito recheado, empanados de frango, salgadinhos, doces, etc.

Dica 6: Estabeleça um dia na semana para comer besteira. Claro que não é pra comer só besteira neste dia. Mas ela pode entrar na sobremesa ou no lugar de um lanche, por exemplo.

Dica 7: Não ceda a chantagem. Se, por exemplo, seu filho se recusar a comer o almoço porque tem salada no prato, deixe que ele fique sem o almoço e não dê lanche. Na hora do jantar ofereça a comida com salada de novo. Quando a fome realmente apertar, ele é quem vai ceder e aceitar a salada.

Dica 8: Negocie com seu filho os vegetais que ele gostaria de comer ou que ele tenha curiosidade de experimentar e comece a introduzir os vegetais a partir destes.

Dica 9: Procure atrativos saudáveis para fazer com que a introdução de novos alimentos seja mais fácil para criança. Como colocar no ensopado ou salada um pouco de granola salgada ou frutas que a criança já goste.

Dica 10: Troque os carboidratos refinados como arroz, pães e macarrão para os integrais.

10 dicas para fazer toda criança comer bemE é isso. Veja o vídeo para ver cada dica com mais detalhes e com acontecimentos da minha experiência bem sucedida com o Joãozinho.

Gostou das dicas? Comente e deixe suas dúvidas e sugestões.

Veja outros posts do nosso blog na F*Hits Friends AQUI.