15
Fev
2016

Você vai ver quando o seu pai chegar !!!

“Você vai ver quando o seu pai chegar!!!” Qual mãe nunca falou isso ?

Eu.
Há uns dias, quando eu estava conversando entre amigos e família sobre as diferenças nas formas de educar as crianças antigamente e atualmente, me falaram a seguinte frase: Você deveria falar para o seu filho “Você vai ver quando o seu pai chegar !!!” porque a autoridade dele é maior que a sua.

Oiiiiiiiiiii?!!! Como assim a autoridade do pai é maior que a da mãe? Ou vice e versa? Não acreditei nos meus ouvidos. Fiquei pensando no quão absurdo é alguém acreditar naquilo e cheguei à conclusão que infelizmente muitas (mas muiiiiiiiiiiiiiiitas) pessoas pensam assim.

mães de primeira viagem

Eu e meus três irmãos somos filhos de pais separados sendo que o pai (autoridade máximo, segundo o gênio que me falou aquela frase) sempre foi ausente. Por isso se uma mãe realmente precisasse dessa frase, a minha não teria conseguido educar nenhum de nós.

Além disso, o que uma mãe quer quando ameaça o seu filho com frases desse tipo? Ela quer afirmar que o pai tem maior capacidade de resolver os problemas que ela?

Ou ela quer se passar por boazinha e deixar o pai ser o vilão que coloca de castigo ou bate? (infelizmente tem gente que confunde agressão com dar educação)

Será que ela está lavando as mãos para o problema que apareceu?

Ou realmente é incapaz de lidar com aquela situação?

Eu sei que cada caso é um caso. E que muitas vezes a criança não é bem educada desde de bebezinha e quando alcança uma certa idade não consegue responder a pequenas responsabilidades porque nunca foi ensinada a fazer. E além da falta de orientação, existe o comodismo dos pais de fazerem as “obrigações infantis” (como organizar os brinquedos) porque fazem mais rápido e terminam mais rápido. Existe também o fato de muitos pais não poderem estar presentes na vida da criança o quanto gostariam e os poucos momentos que passam juntos são só para dizer sim aquela criança que ainda precisa de orientação. E ainda existem algumas doenças como autismo e hiperatividade que até serem diagnosticadas e tratadas é difícil contornar e manter um ambiente de colaboração por parte da criança.

educação infantil

Claro que só quem passa sabe o quanto é difícil o dia a dia com uma criança por mais boazinha que ela seja. Por isso compreendo uma mãe que usa dessa frase.

Porém a intenção do meu post é alertar você que é ou será mamãe um dia para pensar sobre o que diz ao seu filho com essa ameaça.

Ela pode parecer inofensiva mas transmite uma mensagem completamente errada para a criança. Afinal você não quer que ela pense que o único capaz de resolver a situação é o pai dela, quer?

famosas



Aqui em casa eu nunca fiz esse tipo de ameaça ao Joãozinho. Se o problema aconteceu na minha frente eu resolvo e se foi na frente do pai, que ele resolva. As autoridades aqui valem a mesma coisa. E o João nunca recebeu uma palmadinha se quer. E quem conhece sabe o quanto é educado e obediente.

Eu e o maridinho sempre conversamos e trocamos figurinhas sobre todas as situações que acontecem com o nosso filhote. E assim a gente vai se ajudando. Não existe uma verdade absoluta e não existe um dono da verdade muito menos uma AUTORIDADE MÁXIMA.

Pais e mães devem tomar decisões juntos (mesmo quando não vivem juntos). Os dois devem valorizar a autoridade do outro e cobrar que o filho respeite tanto a mãe quanto o pai, de forma IGUAL.

Se você passa por uma situação que tem mais ou menos autoridade que o pai (ou mãe) do seu filho, reveja essas posições que vocês tem assumido. Um “mandar” mais que o outro não é bom para a relação entre os pais e muito menos para criança. Se for necessário busque ajuda profissional porque se trata da coisa mais importante de vocês, a educação e criação do seu filho.

Desculpe o desabafo mas maternidade é um dos temas do nosso blog. E eu gostaria de saber a sua opinião sobre isso, será que só eu acho um absurdo esse tipo de abordagem? Comente e compartilhe o post.